Olá pessoal,
Estou passando para contar a experiência maravilhosa que eu tive na APA Capivari Monos, no dia 07/11/09, eu e meu grupo, tivemos o prazer de conhecer a APA, que lugar espetacular, paisagens lindas, nem parecia que ainda estávamos em São Paulo, um sol gostoso, um ar puro um lugar esplendido.
Começamos já nos perdendo, passamos do local onde íamos encontrar nossa guia, a Gisele, que foi um amor de pessoa e que nos levou para lugares maravilhosos, mais logo nos encontramos com ajuda de uma simpática comerciante.
Nossa primeira parada foi no parque da Cratera de Colônia, onde há cerca de 36 milhões de anos, aconteceu a queda de um corpo celeste- meteorito ou cometa, cujo assunto já foi abordado no Blog.
Como não tínhamos autorização para falar com os Índios só passamos pela Aldeia Tenondé Porã, aonde vimos suas casas, e a CECI onde as crianças estudam.
Enquanto passamos uma imagem nos impressionou:
Era uma imagem tipicamente selvagem de uma criança que havia acabado de caçar um animal, um paradoxo visto que também nos chamou atenção foi saber que nas casas tinham até tanquinho elétrico.
Nossa segunda parada foi em uma casa abandonada, onde alguns guardas florestais estavam fazendo rapel, bem perto dali havia um posto policial desativado. Conversando com um dos guardas descobrimos que logo seria ativada novamente, pois as ocorrências naquele local estavam crescendo cada dia mais devido a um trilho de trem que as pessoas transitavam.
Nossa terceira parada foi para comer, mais como estávamos anestesiados com a beleza do local mal parávamos quietos, cada olhar uma descoberta nova.
Partimos do mesmo lugar onde paramos, fizemos alguns alongamentos e entramos na Mata onde passa o Rio Monos, tropicões dali, uma pisada na poça daqui, chegamos em uma ponte quebrada onde só um lado estava fixo, que medo, eu só consegui passar com o auxílio da nossa querida guia, foi uma aventura.
A nossa guia nos explicou sobre a mata, os bichos e por fim, chegamos ao local mais esperado, a cachoeira!
Que imagem fortalecedora, nos trocamos e entramos na água, a sensação da cachoeira nas costas era uma massagem, o lugar é renovador saímos de lá transformados e querendo voltar.
Queria muito agradecer nossa guia que muito nos ajudou se não fosse ela muita gente não passaria na ponte e nem conheceríamos tantos lugares inesquecíveis.
Quando tiverem oportunidades vão conhecer a APA Capivari Monos, vale muito apena.
Logo logo mais vídeos, fotos e informações sobre o nosso passeio na APA.