Rio Monos

Vamos Proteger as Águas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


Com o surgimento da vida na terra o elemento água é de suma importância para a sobrevivência de todos os seres vivos, sem ela não haveria vida, mesmo assim tem-se desperdiçado inconscientemente. Segundo dados da ONU revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso á água potável.
A terra é composta de 70% de água, apenas 2,493% é água doce, o mau uso da água tem causado preocupação em alguns países, se todas as pessoas do mundo consumissem como os americanos, seriam necessários cinco planetas Terra.
Segundo previsões, afirmam que nos próximos anos a guerra não será mais pelo petróleo e sim devido à escassez dos recursos hídricos. O Brasil é o país mais rico em água disponível para o consumo. Possuí 13,7 % de toda a água potável no mundo.Se hoje nós temos guerra por causa de petróleo, como será quando a água se tornar escassa?

8 comentários:

Nubia disse...

Com certeza teremos esta escassez o que me preocupa e deveria preocupar toda a humanidade,é preciso mobilizar a população e lançar campanhas de concientização quanto a esta questão tão delicada, já que dependemos da água para viver.
O blog esta lindo, parabéns.

Elaine Mel disse...

A água é um bem natural que deve ser preservado.Bem sabemos que grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) estão sendo contaminada e poluída pela ação predatória do homem.
Gostei do tema, muito interessante, obrigada pelas informações prestadas. Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Olá Sra. Sonia.

Sou Bruninha do Twitter, vim atraves do Sr. Alexandre.

Achei legal teu texto sobre a proteção das águas, e um ponto de "?" muito importante ao final do texto, realmente como será no futuro.

Creio que será uma guerra trava pra saber quem tem mais força, me recordo bem da questão da amazonia tornasse uma amazonia de todos e não Brasileira.

Creio que o primeiro a nos olhar quando faltar água potavel será os EUA, mas não sei dizer se muitos vão morrer por causa disso mas e um ponto muito importante a se pensar.

Parabéns e bjs.

Bruninha...

Denis disse...

Olá pessoal ! Muito interesante este tema, e muito me preocupa isso. Eu acho que deveriamos pensar um pouco mais a respeito da agua mesmo tendo bastante em nosso pais. Nosso povo é muito burro portanto só conseguem pensar em economia quando se mexe no bolso de cada um, nossos governantes deveriam recolocar aqueles tipos de leís para quem ultilizar a água de forma incorreta. Hoje em dia andamos nas ruas e ainda vemos muitas pessoas desperdiçando agua. Isso deveria ser controlado de alguma forma enquanto é cedo ...
abraços.....

Anônimo disse...

Sônia parabéns pelo trabalho.
Tenho certeza que sua visita à APA foi uma experiência única.A educação ambiental origina-se desse contato, desse conhecimento.
Temos muito que aprender com nossos irmãos, os índios, pois vivem em harmonia e respeitam a natureza. Abraço - Claudia.

Anônimo disse...

È de suma importância tal discussão à respeito desse tema tão abrangente e preocupante, pois daqui alguns anos, a água será um recurso hidrído para "endinheirados", ou mesmo a extinção da espécie humana, pois sem água não haverá vida. Parabenizo a todos abordagem do tema.
Pionete

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria.
É um assunto muito sério que a população ainda não comseguiu perceber a sua gravidade.
Com matérias como o sua, as pessoas, aos poucos irão se conscientizando desse problema tão importante. Mais uma vez, parabéns pelo tema aqui tratado. Bia

Anônimo disse...

De fato é muito importante a discussão a respeito da escassez dos recursos hídricos, não somente a discussão mas a orientação e atitudes (como a tomada pelo grupo de voces em relação ao tema). Ja que se pensarmos que daqui a 40 anos 45% da população não terá água potável para sua utilização, torna esse tema ainda mais importante e preocupante.

Parabéns pelo belo trabalho e esforço do grupo na conscientização desse importante tema.

Ticiany