Rio Monos

A natureza é um ser em equilíbrio

quinta-feira, 5 de novembro de 2009




A água e todos os seres na região da APA vivem em harmonia. A própria natureza é responsável pela manutenção do equilíbrio. O ser humano altera o equilíbrio por diversos motivos, alguns por ganância, outros por sobrevivência, mas a grande maioria por falta de consciência.

O despertar da consciência se faz no dia-a-dia, mas para a sua aplicação prática no atual sistema é necessário mudar hábitos e costumes. Uma das propostas dos gestores da APA é a conscientização da população local, dos comerciantes e dos agricultores sobre a importância da preservação da região.

O fomento de atividades geradoras de renda na região e a atração de visitantes de maneira planejada  proporciona uma visão diferenciada sobre os valores e conceitos  propagado pela sociedade da cidade paulistana  em virtude do consumismo.

Com essa nova perspectiva sobre viver em harmonia com a natureza, todos ganham. Os agricultores protegem a área de depredações e ampliam seus ganhos em  colaboração com a comunidade. A comunidade tem uma renda com a atividade turística planejada. O governo diminui os gastos com a despoluição e vigilância da reserva. E, o ecossistema agrade.

0 comentários: