Rio Monos

Conheça e Proteja a Natureza

quarta-feira, 4 de novembro de 2009



Muitas pessoas não sabem, mais em São Paulo, há uma região imensa com uma área verde e uma vegetação densa, uma formação da Mata Atlântica, que abriga uma diversidade de plantas e animais. Esses fragmentos de vegetação têm como papel fundamental proteger a hídrica, principalmente porque nesta região encontram-se as nascentes de vários cursos d'água que abastecem a região metropolitana de São Paulo, nos trechos das bacias hidrográficas da Guarapiranga, da Billings e a totalidade da bacia hidrográfica do Capivari - Monos estão inseridos na APA.



Nesta região há uma carência enorme em estudar a composição das flores e espécies de plantas ameaçadas de extinção. Como podemos dar à devida importância as espécies de plantas, pela qual nem conhecemos? As plantas promovem ações mais eficazes e específicas para conservação da biodiversidade desta importante área.


Em relação à fauna, os moradores e visitantes ainda conseguem ouvir o som dos tucanos e muitas outras aves e apreciá-las durante as caminhadas, isso não deveria ser uma surpresa para as pessoas deveria ser um costume ter estes animais por perto protegidos e seguros.


Em geral, faltam estudos e projetos voltados à fauna e flora na região da APA Capivari Monos, sendo estas informações fundamentais para trabalhos de qualquer natureza, sejam de educação ambiental, políticas públicas ou recuperação ambiental, entre outros.


Um lugar com tanta riqueza deve ser cuidado, protegido e respeitado faça a sua parte, pois assim poderemos mudar o mundo ou parte dele.


Uma indicação de um site de conscientização: http://www.acidadeeolixo.blogspot.com/

2 comentários:

Lilian disse...

É difícil acreditar que em São Paulo exista uma região como esta, para nossa felicidade ainda preservada, realmente esforços são necessários para que assim continue.
Postagem muito reflexiva.

Denis disse...

Isso é interessante mesmo poís a vegetação verde em Sampa está cada vez mais dificil de ser vista, temos de sair de são paulo para poder lembrarmos do que é respirar Ar puro. Oque me preocupa e o fato que a cada dia que passa vemos predios e mais predios tomando os lugares de bosque, matas atlanticas e até pequenos espaços verdes em São Paulo, tengo comigo que não vai demorar muito para termos que andar com balões de oxigenios na ruas por não haver mais Oxigenio Puro em nossa cidade ou iremos evoluir como algumas especies do rio tiete que ainda sobrevivem em meio aquele acumulo de lixo. Será ???? ai fica uma duvida minha .....
abraços.....