Rio Monos

Estação Evangelista de Souza

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Há um projeto da criação de um pólo e trem eco-turístico na APA com passeio de trem turístico visitando  a região. A linha Mairinque-Santos faz conexão com o ramal Jurubatuba por um ramal desativado de linha ferroviária. Atualmente, está linha ferroviária é utilizada para transporte de cargas e,  responsável por boa parte do transporte de soja para Santos.

A Estação Ferroviária Evangelista de Souza foi desativada após a privatização do ramal ferroviário Mairinque-Santos e situa-se no bairro de Marsilac, APA. A Estação, deteriorada com o abandono, fica perto da junção dos rios Capivari e Monos e do Bairro da Colônia, antiga Colônia Alemã.

O passeio de trem turístico poderia revitalizar a região e proporcionar diversão e programas culturais para os amantes da natureza. 

3 comentários:

Anônimo disse...

meu pai foi um dos fundadores deste ramal ferroviario,tendo ate trabalhado na usina do capivari que fica na região e de propriedade da E.F.S.Portanto conheci esta estação em plena atividade e tive o prazer de desfrutar esta linda ferrovia que na descida da serra conta com vinte e sete tuneis.É uma pena o estado em que se encontra a estação!Tenho muitas fotos do local e informações caso se queiram .Obrigado Sem mais Valdir de Souza

Anônimo disse...

Se poder, eu gostaria que ne enviasse algumas fotos, moro na regiao do Vargem Grande e tenho muito interesse na historia da regiao (parelheiros em geral)
r.gonzaga.silva@bol.com.br

Unknown disse...

meu finado avo chegou ai no colonia para trabalhar na ferrovia sorocabana em 55 e trabalhou muitos anos eu não peguei nada disso... mais meu pai que esta vivo sim conheceu tudo isso sim no passado você que tem as fotos se quiser me passar meu telefone e 34928359 talvez nossa família do passado talvez já se conheceram