Rio Monos

Vivenciando (LIQUENS)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009


No dia 07 de novembro de 2009, nos do Blog APAS CAPIVARI MONOS, fomos a região de parelheiro fazer uma pesquisa.

Em meio à floresta e sua diversidade natural, observamos que algumas arvores tinham algumas “manchas” vermelhas vem acentuadas.

Estas “manchas” são chamadas de LIQUENS, que são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga, geralmente se proliferam nos substractos mais variados: sobre rochas, solo, casca das árvores e madeira. São seres pioneiros nas rochas nuas, dos solos de florestas queimadas e de escoadas vulcânicas.

Porém um dos fares mais curiosos e que Olhamos os liquens vermelhos, podemos perceber que estamos em um local onde a predominância de ar puro e muito forte no local.

Os liquens são extremamente sensíveis à poluição, sobrevivendo de bioindicadores de poluição, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas industriais.

Portanto quando você for a uma floresta e identificar uma mancha vermelha conforme a foto postada, pode ter certeza que você esta em um local onde há ar puro, mas lembre nunca os toque, porque são muito sensíveis e morrem facilmente.

7 comentários:

Danielle Silva disse...

Realmente a grande diferença de ar entre a metrópoli e as florestas é muito grande, sempre quando eu viajo a lugares de muitas plantações me sinto melhor, a respiração fica mais gostosa e sensação de pureza é ótima.

Anônimo disse...

Sou Andréa, aluna do 6º semestre de sociologia da FESPSP, eu posso dizer que nem passava pela minha cabeça que estes tipos de fungos fazem tal representação. Bjs

Anônimo disse...

Oi.

Muito interessante te tema, reamente não sabia da existencia dos liquens.

Joelma.

Anônimo disse...

Alexandre.

Achei muito interessante tua postagem, eu nem sábia da existencia dos liquens e sua função, muito legal, parabéns.

Sucesso a vocês.

Milton

Anônimo disse...

Alexandre.

Uma coisa não ficou clara pra mim, eu já observei estas marcas nas arvores, mas são verdes, e predomina na cidade de SP, ela indica poluição ou não tem muito a ver?

Ah, vi os outros textos, muito bons gostei mesmo, parabéns.

Se puder me mandar uma e-mail respondendo (rute@santil.com.br)

Rute

Nel disse...

Olá pessoal, acho superimportante qualquer iniciativa que divulgue conhecimento. Trabalhei em pesquisa na área de taxonomia e bioindicação de liquens,e talvez possa contribuir respondendo a dúvida do colega. Como dito no blog, liquens são associações de algas e fungos, mas tambem há a categoria de cianobactérias associadas a fungos, o que gera liquens de cor escura e aspecto gelatinoso. Sim, liquens podem servir como bioindicadores, principalmente na cidade, onde percebemos a existência de espécies até muito tolerantes aos gases toxicos emitidos pelos veículos automotivos e pelas indústrias. Quanto ao liquen vermelho, ele de fato está mais relacionado aos ambientes úmidos do que propriamente com "ar puro". Abs

Carlos disse...

Já morei em Parelheiros quando criança, gostava muito de passear naquelas matas.