Rio Monos

Vandalismo na APA

terça-feira, 17 de novembro de 2009


Entre o canto de pássaros, muito verde e ninguém mais por perto, uma placa fincada ao lado dos trilhos da ferrovia de Engenheiro Evangelista de Souza, no extremo sul da cidade de São Paulo, anuncia: "É proibido transar sobre a linha férrea.

Logo abaixo, outro aviso. A "pena" é de "reclusão de dois a cinco anos e multa", conforme o artigo 260 do Código Penal.O aviso está errado, segundo a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e a concessionária ALL, que têm logotipos na placa.

Segundo elas, foi efeito de vandalismo.A secretaria explica: o autor da gracinha descolou as quatro últimas letras (adesivadas) da palavra "transitar" e colou de volta as duas últimas, chegando a "transar". De fato, as letras "a" e "r" estão desalinhadas na comparação com as restantes. As secretaria já pediu alterações à concessionária.

O "vândalo", porém, tem sua razão ao avisar que sexo nos trilhos não está liberado. O artigo 233 do Código Penal proíbe "ato obsceno em lugar público" e prevê "detenção de três meses a um ano, ou multa". Já o 260 prevê prisão ou multa a quem "impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro".


5 comentários:

Josy Bartolomeu disse...

Infelizmente a pessoa está precisando mesmo de alguma motivação na vida. Tbm pode ser uma criança!(Mente aberta)
Bom está na minha agenda, visita a APA.

O vandalismo parte de casa para a rua, educação é o que falta para algumas pessoas atualmente.


Gde abraço

Anônimo disse...

Existe gente para tudo.
Onde está o homem está o problema. O fato de "fazermos' quase tudo sem pensar nos obriga a deparar com este tipo de coisa.
A natureza tem harnonia consigo mesmo, todos os elementos se conversam. Aí aparece o homem, dito racional, dominador de tudo e todos.
Acaba com tudo e o pouco que resta desfaz como se nada representasse.
Um péssimo exemplo, com certeza.

Leeh disse...

Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs Legal o tema...

Anônimo disse...

Sou Andréa, aluna do 6º semestre de sociologia da FESPSP, comentei no outro tema e não poderia de passar neste também, quantas pessoas existem por ai e não tem o que fazer não é, acho que se eles deixassem de ser vândalos e ajudar as pessoas carentes seria muito mais produtivo do que fazer tal idiotice. bjs

Anônimo disse...

Infelizmente tem pessoas que não sabem o que fazer, séria ótimo que um policial o pegasse em flagrante e aplicasse uma multa e penalidade pra aprender a respeitar.

Sucesso a vocês.

Milton.