Rio Monos

Ecoturismo na APA

sábado, 14 de novembro de 2009


O ecoturismo na região da APA está em pleno desenvolvimento em virtude das atividades de fomento desenvolvidos pela Associação dos Empreendedores do Ecoturismo da APA Capivari Monos em conjunto com órgãos governamentais e agentes de turismo.




O inter-relacionamento dos segmentos de Monitores de Turismo, Agências de Turismo, Proprietários de Terra, Empreendedores e Serviços de Apoio é promovido pela Rede de Associativismo Regional cadastrando e capacitando monitores e agentes.

Muitos monitores cadastrados cresceram na região e já exploravam o local conhecendo os caminhos e trilhas por grau de importância e dificuldade. O treinamento em primeiros socorros, curso de busca e salvamento na selva além de outros, através de palestras e cursos, possilibitou a profissionalização da atividade exercida por alguns moradores da região.

Os agentes de turismo programam roteiros de trilhas com destino a cachoeiras passando por tribos indígenas onde é possível ver toda diversidade de vida animal e vegetal além de formações rochosas como a cratera da colônia. Outro roteiro interessante é visitar a Fazenda Nossa Senhora das Graças onde os rio Capivari e o Monos se encontram para formar manancial responsável pelo abastecimento de água da Represa Billings.

3 comentários:

Sergio K. disse...

Parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Capivari-Monos e região de Parelheiros/Colônia.
Acredito que o Ecoturismo será uma atividade bastante valorizada nos próximos anos e uma grande oportunidade de desenvolver trabalhos com sustentabilidade. Se vocês procurarem parcerias para negócios sustentáveis e ambientalmente válidos, contem com a SKLEIN. Abraços - Sergio

Cláudia disse...

Parabéns pelo trabalho, está muito legal e muito interessante, é um tema bem atual e de grande interesse.
sucesso a todos!!!

Richard O'Brito disse...

É com blogs iguais a esse que iremos aos poucos conscientizar que é melhor preservar para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.
PS: A foto do texto da Beth é da Antiga Subestação Evangelista de Souza da FEPASA, desativada durante o processo de privatização desta empresa em meados dos anos 90.