Rio Monos

Turismo sustentável

domingo, 18 de outubro de 2009

Nos dias atuais a discussão sobre o desenvolvimento sustentável é uma realidade entre aqueles que realmente se preocupam com a manutenção do planeta. Surgem novas idéias e projetos, dos quais alguns estão em plena atividade, entre eles encontramos o Turismo Sustentável.

A exemplo, na região de Parelheiros, extremo sul da Cidade de São Paulo, o turismo sustentável já é uma realidade. Nesta região, existem áreas ainda inexploradas, com mata virgem. Além da existência de aldeias indígenas nessa localidade, encontramos agricultores  produzindo flores e hortifrutigranjeiros entre outros . Essa diversidade agrícola continua sendo explorada, porém de maneira suntentável.

Os fazendeiros permitem a visitação da população interessada a esses locais nos finais de semana; empresas de turismo oferecem pacotes de trilhas, visitas programada às aldeias indígenas que aproveitam para comercializarem artezanatos e interessantes passeios de visitação às fazendas, chácaras e vilarejos.

Durante a prática do turismo sustentável, surge a oportunidade de ser levada à população  informações importante sobre a necessidade de concientização quanto a preservação do meio ambiente, cujos benefícios são traduzidos como bem estar do cidadão, respeito às culturas indígenas e afro-brasileiras.

Certo é que se bem planejado, o turismo sustentável mantém a preservação da natureza, concientiza a população local e os visitantes de práticas que visam não interferir no equilíbrio ecológico,  sem impedir o regular e tão necessário desenvolvimento econômico. O que se observa na realidade é a possibilidade em proporcionar novas oportunidades de exploração econômica. 




Deixo o site para verificar detalhes
http://www.aecotur.org.br/

7 comentários:

Antonia Edileuza disse...

Pessoal,
Muito interessante! São assuntos que não são conhecidos por falta de divulgação.
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Muito interessante a matéria!
Tem o poder de esclarecer alguns pontos nos quais a sociedadenão se atenta e nem dá a importancia devida!
Parabéns pela matéria e continuem divulgando matérias para melhor esclarecer a população!
Ana Claudia Freire

Francisca Nascimento disse...

Fico tranquila em saber que alguns jovens se preocupam com o Futuro do nosso planeta, e trabalharam neste blog tão rico e com tanta informação e esclarecimentos. Valeu Nota 1000 para o grupo! continuem fazendo sempre o melhor!

Francisca Nascimento
28 de outubro de 2009

Anônimo disse...

achei o blog muito bom, aprendi coisas que não sabia, e vou recomendar para os meus professores, Parabêns a todos os participantes e colaboradores do Blog?
Fábio Eduardo
28 de outubro de 2009

Zé Paulo Guedes disse...

Turismo é sempre uma palavra perigosa quando se trata do meio ambiente. Geralmente o turismo impõe degradação. Ecoturismo em São Paulo, com esse apelo de conscientização certamente é uma inovação. O blog está evoluindo. Só não entendi aqueles vídeos de carro na coluna da direita??

Unknown disse...

Creio que num planeta cada dia com menos beleza natural, metodos e meios de preservação e fiscalização ambiental, sejam fundamentais para a conservação do que resta de flora.

Mariane disse...

Parabéns pelo blog.
Ótima iniciativa!