Rio Monos

Apresentação do Tema

segunda-feira, 12 de outubro de 2009




A partir da elaboração do documento intitulado “Política Municipal para a área de proteção aos mananciais (1993), o documento sintetiza propostas de varias Secretarias Municipais onde mencionava a criação de uma “Reserva Florestal e Ambiental” na bacia hidrográfica do Capivari- Monos.

O trabalho junto á população desde 1998, possibilitou a partir do 1º Encontro Pró- APA Capivari- Monos em 04/12/1999 a formação de um grupo “Pró- Conselho da APA do Capivari- Monos” os quais já preocupavam-se com a preservação da região e a sanção de Projeto de Lei.

Com área de 251 Km2, representa 1/6 do município de São Paulo, seu nome origina-se de dois rios, o Monos em alusão ao macaco mono carvoeiro, que habitava a região – afluente do Rio Capivari, que na língua tupi- guarani , significa rio das capivaras que formam o manancial para os paulistanos, abastecendo as represas Billings e Guarapiranga.

O acesso principal á APA se dá pelo município de São Paulo, via estrada de Parelheiros de onde se segue pela estrada da Colônia, ou pela estrada de Marsillac, outros acessos possíveis são via São Bernardo pela Imigrantes e via Embu- Guaçú, pelo bairro de Cipó.

9 comentários:

Marcelo Menezes disse...

Muito bom o blog de vocês estão de parabéns conte conosco para qualquer troca de informação ou ajuda, sou morador da região e o site tem como objetivo divulgar o turisco e o comércio local.
abs

Marcelo Menezes
www.marcilac.com.br

Anônimo disse...

Muito bom porque enforma as pessoas que cada vez mais temos que preservar o planeta e os animais!blz.




Fabio Eduardo

Anônimo disse...

Muito bom porque enforma as pessoas que cada vez mais temos que preservar o planeta e os animais!blz.




Fabio Eduardo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

parabens pelo blog continui assim sempre melhorando cada vez mais...

Unknown disse...

O assunto abordado pelo grupo tem uma importância significativa, pois eu como várias outras pessoas não tinha conhecimento sobre o assunto.
São projetos que estão aí e a população não tem acesso.
É isso ai galera, gostei muito do trabalho de vocês. O grupo está de parabéns.

Unknown disse...

É muito bom trabalho como de vocês que mostram que São Paulo ainda tem partes que possam ser preservados, basta as autoridades aplicarem as leis e não deixarem que a população degradam esse manancial.


Maurício Soré

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, é uma Iniciativa para uma melhor qualidade de vida. E alertar á todos que para ser sustentável é necessário um empreendimento humano ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e precisa ser aceito culturalmente.

Anônimo disse...

Ótimo blog, o problema ambiental é no limite um problema para a nossa humanidade, um problema que todos temos que ter mais consciência