Rio Monos

ALDEIA KURUKUTU

sábado, 17 de outubro de 2009

A palavra Kurukutu e originalmente nascida do canto (assovio) das corujas (kururutututu) e batizada pelo líder da aldeia, porem existe uma diferenciação da aldeia para o bairro, Segundo Sr.Marcos Tupã (líder aldeia), pra eles a escrita e pronuncia e com K (Kurukutu) e para o bairro e região com C (Curucutu), por isso se você for pesquisar achara tanto com K ou com C.

Estas aldeia com casas de Pau a Pique ou de Taipas esta localizada na Área de Proteção Ambiental Capivari Monos em São Paulo Capital, e dispõem de computadores com acesso à Internet, telefone celular e até console de videogames no CECI.

Estes meios de tecnologia os ajudam a ficar isolado da “cultura branca” pra justamente preservar a Cultura Guarani, facilitando o acesso à comunicação entre aldeias distantes e informações sobre acontecimentos no Brasil e no mundo.

Segundo Sebastião Armandes, de 44 anos, “a tecnologia não atingiu só os branco, e não significa abandonar a cultura Guarani” as pessoas que acessam este meio de comunicação são orientadas e se comunicam através da língua Tupi-Guarani, pra não perder a tradição do povo, estes acessos às redes de computadores só são possíveis através do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI).

Fontes:
http://www.culturaguarani.org.br/ e http://www.marcilac.com.br/, aproveite agora acesse o link de vídeo nesta página e veja os costumes do povo Kurukutu.

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar voçês por essa postagem!!
Realmente a tecnologia hoje em dia esta chegando em lugares onde ninguem esperavam.Até os indios estão tendo acesso a informação, isso , só pode ocorrer através do acesso a internet, que vem quebrando protocolos até em culturas que tempos atraz não se comunicavam com ninguem a não ser com eles mesmos.

Anônimo disse...

Primeiramente, parabéns pela iniciativa de vocês em divulgar as aldeias indígenas...
É gratificante saber que o avanço tecnológico também chegou ao índio e que mesmo com o acesso a internet, telefonia e etc eles ainda preservam a sua cultura.... é isso aí... índio não é bicho do mato....

Magali

Anônimo disse...

Gostei do Blog, so que essas fotos não são do Crucutu, o Crucutu não tem oca as casas são de alvenaria, Sugiro que vcs atualizem o site uma foto real.

abraços
Soy Dias

Anônimo disse...

Achei muito interessante a informação sobre tecnologia neste texto, muito importante comentar esta área..

Parabens.

Felipe

Anônimo disse...

Muito interessante saber que a tecnologia já existe entre os indios, apesar de não perder seus costumes e sua raiz.
Marilene

Anônimo disse...

NOSSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SHOW DE BOLA ESSA MATÉRIA SOBRE A
A ALDEIA KURUKUTU...SOU MUITO FÃ DESSA MATÉRIA QUE FALA DA NOSSA CULTURA BRASILEIRA, VC ESTÁ DE PARABÉNS.
OLHA ESTOU PARABENIZANDO O SR: ALEXANDRE POR
ESSA MATÉRIA MUITO IMPORTANTE!

JÚNIOR!

Anônimo disse...

É ótimo que os índios paulistas tenham quem os proteja a eles e ao seu habitat. Onde posso comprar mudas os sementes de bambu do reino ou Hotei-chiku?

Anônimo disse...

Quem souber onde existem mudas ou sementes de bambu do reino ou Hotei-chiku, envie email para kh19531972@gmail.com.Grata