Rio Monos

Curiosidade Indígena.

terça-feira, 10 de novembro de 2009


Pois é, o costume de se lavar diariamente no final da tarde era uma tradição indígena que acabou sendo copiada pelos colonizadores portugueses. Esta fato na época era estranho para os colonizadores pois os índios costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia. Tanto que os portugueses, quando chegaram aqui a partir de 1.500, se assustaram. Pero Vaz de Caminha chegou a escrever que os nativos da terra eram tão limpos e tão formosos que deixavam qualquer europeu admirado.

Diante de tanta formosura e limpeza, os portugueses acabaram cedendo aos hábitos dos nativos. Começaram lavando os pés diariamente, depois passaram para uma prática mais regular de banho e, então, se entregaram totalmente ao banho nosso de cada dia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sr. Alexandre.

É a Bruninha novamente, estou deixando outro comentário.

Eu realmente não sábia que o costume de tomar banho veio dos índios e curioso e muito interessante, muito legal tua postagem.

Parabéns.

cristina leiko disse...

Oi, Alê,

Também gostei de saber, que esse
costume vem dos índios.
aliás, temos tanto a aprender com
eles, não é mesmo?
Leiko

Denis disse...

Caracas fico imaginado aqueles portuguese cheio de roupas suados e sem tomar banho, que zuado em !!! Ta vendo como são as coisas e nossos indios coitados nem são valorizados por todas as riquezas que nos deixaram....E ainda dizem que os portuguese são os Caras. Caras de Pau isso sim !.....

Os portugueses se achavam tão superiores a nós que até nos descobriaram.
Se isso não fosse dito, eu acharia que nós aprendemos o banho da cultura deles também. É melhor patentearmos o banho...
Bjs
Adriana Ferreria.

Nossa, essa eu não sabia e gostei de saber.
Realmente os europeus não tem o hábito de tomar banho diariamente até hoje e falo isso, pois já morei na Espanha e lá fiquei horrorizada de ver que não tomavam banho diariamente...o frio é o inimigo do banho para eles, mas mesmo assim, não quis seguir a tradição deles.
Quem já leu o Livro 1808, que mostra a vinda da Família Real ao Brasil, mostra que os nossos colonizadores eram porcos e piolhentos...afff, quanta sujeira!
E um dos mais "porquinhos" foi D. João...
Melhor seguir os povo indigena que tem uma cultura diferente da nossa, mas são bem mais limpinhos.

Tamar Cristina