Nos dias atuais a discussão sobre o desenvolvimento sustentável é uma realidade entre aqueles que realmente se preocupam com a manutenção do planeta. Surgem novas idéias e projetos, dos quais alguns estão em plena atividade, entre eles encontramos o Turismo Sustentável.
A exemplo, na região de Parelheiros, extremo sul da Cidade de São Paulo, o turismo sustentável já é uma realidade. Nesta região, existem áreas ainda inexploradas, com mata virgem. Além da existência de aldeias indígenas nessa localidade, encontramos agricultores produzindo flores e hortifrutigranjeiros entre outros . Essa diversidade agrícola continua sendo explorada, porém de maneira suntentável.
Os fazendeiros permitem a visitação da população interessada a esses locais nos finais de semana; empresas de turismo oferecem pacotes de trilhas, visitas programada às aldeias indígenas que aproveitam para comercializarem artezanatos e interessantes passeios de visitação às fazendas, chácaras e vilarejos.
Durante a prática do turismo sustentável, surge a oportunidade de ser levada à população informações importante sobre a necessidade de concientização quanto a preservação do meio ambiente, cujos benefícios são traduzidos como bem estar do cidadão, respeito às culturas indígenas e afro-brasileiras.
Certo é que se bem planejado, o turismo sustentável mantém a preservação da natureza, concientiza a população local e os visitantes de práticas que visam não interferir no equilíbrio ecológico, sem impedir o regular e tão necessário desenvolvimento econômico. O que se observa na realidade é a possibilidade em proporcionar novas oportunidades de exploração econômica.